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Vire tendência: como viralizar no TikTok

Vire tendência: como viralizar no TikTok

No universo TikTok, o que importa é ser autêntico. Essa máxima é o que norteia quem quer aprender como viralizar no TikTok

Um conteúdo viral Tiktok é o que conhece como tendências. Que podem ser incentivadas pela própria plataforma, através das hashtags sugeridas e dos desafios. Como também pelos próprios usuários.

Como é o caso das DC’s, ou dance credits. Que são os passinhos de dança que acabaram se tornando tão populares que quase representam o que ela é – para muitas pessoas.

Entretanto, é possível ser reconhecido no Tiktok, ainda que no quesito dança você seja totalmente desengonçada. E eu posso provar.

Como ter mais visualizações no Tiktok?
Ao usar o tiktok com frequência, eu percebi que quanto mais você é ativo na plataforma, maiores serão suas visualizações. Além disso, use as hashtags corretas também te ajudarão a impactar o público que você deseja.

Por isso, separei dicas de como viralizar e ter mais visualizações em seus vídeos no Tiktok:

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como viralizar no tiktok

  1. Encontre seu nicho
    Eu sei o quanto esse papo de nicho pode se tornar chato, principalmente para quem tem gostos diversos e quer abordar assuntos diversos em seu perfil. Mas realmente funciona caso você queira ter resultados rápidos.

Quando eu, grito no Tiktok um perfil comum, como todo mundo. E mesmo fazendo as danças mais populares e usando as músicas mais famosas da plataforma. Não estava conseguindo me destacar.

Isso porque aquilo não era o que eu realmente gostaria de estar fazendo. Eu só fazia pra tentar ficar famosa, mas não se engane… As pessoas vão perceber se você está realmente se dedicando a algo que gosta. Ou está embarcando em uma moda, tentando surfar na onda.

Então eu excluí meu perfil antigo e decidi começar de novo. Mesmo que demorasse a gerar resultados, eu estava disposto a falar sobre os assuntos que eu gostava. E foi então que a mágica aconteceu.

Em um dia eu tinha 900 seguidores e alguns dias depois mais de 4 milhões de seguidores novos.

  1. Seja frequente (poste todos os dias)
    Isso é algo que ajuda muito o qualquer plataforma entender que o seu perfil vale a pena ser compartilhado. Já que o seu perfil está sempre atualizado.

Ninguém gosta de acompanhar um criador que posta uma vez na vida e outra na morte.

Para conquistar fãs, você não estar presente só no celular, mas no imaginário dessas pessoas. E só a frequência de envios será feita com que eles sempre se lembrem de você.

Quantos vídeos postar por dia no Tiktok?

Você não precisa exagerar, um vídeo por dia será o suficiente para entender que você está ativo. E ir maior seu conteúdo para uma quantidade cada vez de pessoas.

  1. Defina um horário e crie uma rotina.
    Alguns gurus são milagrosos para postar no Tiktok. Eu não vou ter audácia de dizer quando você deve postar, mas eu sugiro que você escolha um horário e o siga à risca.

No meu caso, percebi que o horário do meio dia está bem dentro da minha rotina. Agendar a postar todos os dias neste mesmo horário – com exceção dos finais de semana, que costumava postar um pouco mais tarde.

E acredito que tenha sido um fator determinante que esse me a viralizar no Tiktok também.

  1. Utilize hashtags específicas para viralizar no Tiktok
    Você deve saber que em qualquer rede social, quanto mais específico você for, mais sucesso terá – em tempo record!

É impressionante o quanto você consegue ir mais longe quando foca em apenas um assunto, do que quando você foca em vários.

Por que além de confundir o – de para quem ele deve publicar seu conteúdo. Seu próprio fica confuso sem entender o que você público fica confuso. Por isso, faz mais sentido começar pequeno, ou seja, em um único nicho e ir expandindo aos poucos.

Então esqueça as hashtags amplas como #fy, #foryou #foryourpage #fyp. Elas são muito genéricas e não vão ajudar em nada na entrega do seu conteúdo. Muito pelo contrário

Ao invés de usar-las, pense no seu conteúdo e busque usar hashtags mais específicas. Por exemplo, no meu caso, tenho um perfil de entretenimento geek, poderia muito bem usar hashtags amplas como #nerd e #geek que possuem publicações.

No entanto, eu utilizo as hashtags que têm a ver diretamente com o assunto do vídeo publicado. Vídeo por vídeo, uma curaria das hashtags que mais se encaixam.

  1. Foque em provocar emoções
    Todo conteúdo viral tem por essência ou pode causar o usuário que o consome. Seja despertar sentimentos alegres ou atraentes com raiva ou tristeza Essa é a fórmula mágica do sucesso de qualquer conteúdo.

Em meu perfil, sempre tenho o cuidado de começar meus roteiros fazendo uma pergunta para o usuário – isso estimula que ele interaja com o conteúdo. Que ele responde à minha pergunta nos comentários.

Também trago fatos curiosos sobre os animes que assisto. E todo fã, sem gostar de saber mais sobre seu objeto de entrega.

Uma outra isca que funciona muito é abordar temas polêmicos e que divida opiniões. Isso estimula as torcidas a defender

Então, para responder a essas dúvidas, é preciso prestar atenção nos seguintes pontos:

O Tik Tok trabalha com pessoas de muito importância, pois são considerados importantes, que são muitos o seu conteúdo. Logo, eles serão recomendados para mais pessoas.
O Tik Tok recomenda conteúdos por estilo. Então, quando uma pessoa curte conteúdos, serão recomendados outros perfis do mesmo estilo para aquele usuário.
As contas de contas também são feitas a dos perfis que cada usuário segue. Então, se um usuário segue certas, serão recomendadas outras semelhantes para ele.
A entrega do conteúdo pode ser melhor quando você inclui mais informações e detalhes em seu conteúdo. Nesse sentido, a entrega pode ser otimizada se você colocar legendas e hastags nos seus conteúdos.
A entrega e o envolvimento dos conteúdos dependentes da forma como entrega como entrega na plataforma.

Veja 10 dicas incríveis para viralizar no Tik
Agora que você já sabe melhor como funciona o Tik Tok, e o que pode ajudar no engajamento e otimização de entrega de conteúdo na, vamos oferecer ótimas dicas para você viralizar no Tik Tok.

Mas como podemos observar não que foi aqui até aqui, não existe uma receita pronta e infalível. Afinal, sempre depende também de como o público vai receber o conteúdo criado.

Contudo, você pode inspirar nestas dicas, e testá-las para descobrir quais as melhores para o seu perfil e do seu público.

As dicas a seguir são bem simples e vão te ajudar bastante. São dicas que pelos foram testados e aprovados grandes dessa rede! Confira!

1 – Sempre busque interação com o seu público que faça sentido
Interaja com seus seguidores sempre que for possível. A interação é uma excelente estratégia para viralizar no Tik Tok.

Isso é importante pois, como monitorado, o conteúdo é otimizado quando os seguidores interagem. Então, não adianta apenas ter muitas visualizações se os usuários não interagirem com o seu conteúdo. Pois o animal não vai considerá-lo relevante.

É a comunidade de usuários da plataforma que irá engajar o seu conteúdo, e fazer com que ele seja visto como relevante.

Dessa forma, é importante responder aos comentários dos seus vídeos. Pois cada comentário e resposta, gera notificações para os usuários.

A relação com o público será melhor com essa prática, pois quer dizer que você se preocupa e dá atenção aos seus seguidores.

2 – Faça enquetes para melhorar o contato com os seguidores
Assim como nos stories do Instagram, no Tik Tok também existe uma ferramenta para criar enquetes e melhorar o contato com o público.

Uma outra dica é fazer vídeos respondendo aos comentários das enquetes. Pois isso oferece a possibilidade de levar essa interação com os seguidores do seu conteúdo.

3 – Seja você mesmo
Não adianta gastar muito dinheiro para investir na plataforma, se o seu conteúdo não entrar no usuário.

A proposta do Tik Tok é a autenticidade do conteúdo. Não adianta investir em conteúdos tipo propaganda como os que são usados ​​em outras redes. Afinal, eles provavelmente não vão viralizar no Tik Tok.

O grande diferencial do Tik Tok, é permitir que qualquer pessoa apresente um conteúdo interessante e divertido possa viralizar na rede.

Então, você deve buscar um conteúdo verdadeiro e autêntico. Pois é isso que agrada ao público do Tik Tok.

4 – Coloque legendas nos seus vídeos para viralizar No Tik Tok
O Tik Tok valoriza bastante o detalhamento de informações nos vídeos. Então, as legendas podem entregar o que quiserem, e seu conteúdo ser mais engajado e entregue para mais pessoas.

Além disso, a acessibilidade é essencial em todas as plataformas. Assim, todo mundo que tem o objetivo de alcançar mais pessoas com seus conteúdos, deve colocar legendas em seus vídeos.

No caso do Tik Tok, não é difícil fazer isso, pois o aplicativo próprio tem uma função de gerar legendas automáticas.

Para isso, basta acessar a opção ‘legendas’ ao carregar o vídeo, e verificar se algum erro para corrigir antes de postar.

Além disso, existe a opção ‘texto’ para usar nos seus vídeos dentro do Tik Tok. Com ela, os vídeos mais bem interessantes e divertidos, além da possibilidade de personalizar.

5 – Revista na qualidade de seus conteúdos
A frequência de envios é importante, mas a qualidade do conteúdo também é essencial.

Afinal, se um seu alcançará novas pessoas e elas gostarão do conteúdo, aumentarão as chances de elas acessarem seu perfil para ver outros vídeos, e até começarão a seguir.

Por isso, para viralizar no Tik Tok, além de postar vídeos com frequência, se preocupa também com a qualidade dos vídeos.

Então, fique atento e busque sempre produzir vídeos com qualidade, boa iluminação, áudio de qualidade, elabore conteúdos divertidos e interessantes para o público.

viralizar no TikTok

sem precisar investir rios de dinheiro em marketing e vídeos super produzidos.

A verdade é que, diferentemente do Instagram e do Facebook, os usuários do TikTok não estão interessados naquele conteúdo roteirizado e filmado em altíssima definição. O que o público do TikTok quer ver é autenticidade e conexões genuínas (além de vídeos de animais e nenéns fofinhos, é claro).

O TikTok está preparando a função de compras em lives para chegar na América do Norte

Como viralizar no TikTok? Os grandes números de visualizações nas redes sociais é o final do arco-íris para muitas pessoas que estão nos meios digitais. Diferentemente do que muitos pensam, o sucesso não depende de sorte, e sim de estratégia. O marketing digital é hoje e sempre foi o ponto mais forte na relação marca x cliente. Com as redes sociais sendo a ponte mais próxima e mais usada por todos, é fundamental saber como usar, entender seus algoritmos para conseguir não apenas viralizar, mas ter um público fiel.

TikTok hoje é uma febre e foi o aplicativo gratuito mais baixado do mundo em 2021, e a presença nesta rede social é uma porta para estabelecer sua marca com o mundo.

Como você pode ver neste exemplo, o processo corresponderá à exibição da apresentação com base em como cada pessoa está se envolvendo com o conteúdo, criando uma experiência mais orgânica e simplificada.

Conforme explicado pelo YouTube :

“O modelo de aprendizado de máquina detecta elementos importantes no anúncio de paisagem – como rostos, objetos-chave, logotipos, texto e movimento – e divide o vídeo em “cenas” distintas. Isso garante que elementos importantes apareçam corretamente – centralizados, por exemplo – no vídeo reformatado. ”

Isso pode facilitar o alinhamento dos profissionais de marketing com as tendências de uso e, em particular, com o YouTube Shorts, que teve um grande salto no uso este ano .

“Descobrimos que, quando os anunciantes adicionavam um ativo criativo vertical às suas campanhas de ação em vídeo, eles geravam 10 a 20% mais conversões por dólar no YouTube Shorts do que campanhas que usavam apenas ativos de paisagem. ”

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Por que o seu negócio deve investir no TikTok?
O TikTok conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente. Isso mostra que ter uma conta do seu negócio na plataforma pode ser uma ótima estratégia.

Dessa forma, tudo o que você precisa é criar um conteúdo informativo e divertido, de até 1 minuto, e divulgar a sua marca aos poucos.

De acordo com Alexandre Giraldi, consultor de negócios do Sebrae, é importante investir em redes sociais iniciantes. Isso porque o número de produtores de conteúdo é um pouco menor que os consumidores, o que possibilita seu conteúdo ter mais chances de destaque.

Outro de investir no TikTok é uma plataforma composta por um público relativamente jovem, nascido na era digital, com idades que variam de 15 a 25 anos. Ou compre, logo mais eles estão prontos para serem comprados.

Mas não é só isso! Confira outros bons motivos para o seu negócio estar no TikTok:

Baixo investimento: no TikTok você não precisa fazer altos investimentos para alcançar um determinado público. É preciso apenas uma estratégia de marketing adequada para que seu conteúdo alcance uma grande audiência;
Poder de viralização: se você aposta em um bom marketing digital para o seu negócio, existe uma grande possibilidade de seus conteúdos viralizarem na plataforma, principalmente pela rede ter uma alta taxa de engajamento;
Público segmentado: o público do TikTok é bastante jovem. Existe uma grande possibilidade de pessoas de outras idades plataforma, o que maior alcance do seu negócio por lá.
Perceba que motivos não faltam para estabelecer a rede nessa presença digital do seu negócio social. Agora vamos descobrir como viralizar no TikTok!

Como funciona ou faz o TikTok?
Quem quer viralizar no TikTok, precisa saber um pouco sobre o mundo desta rede social, pois é ele quem determina o que aparecerá no feed de cada pessoa.

O método mais adotado na rede é o da “tentativa de erro”. Isso porque não se sabe muito bem de que forma o TikTok funciona. Contudo, quem conteúdo para lá consegue ter uma noção a respeito do que pode ou não funcionar.

Mas fica com dúvidas: como viralizar o TikTok? Existe uma maneira de prazer ou prazer? Precisa ter muitas visualizações para viralizar?

Para responder tais perguntas, o usuário precisa saber algumas coisas, como:

O sistema do TikTok funciona através das informações divulgadas. Quanto mais pessoas interagirem, mais a rede entenderá que o conteúdo é relevante. Assim, vai recomendar para outros usuários.
Se o usuário curte um estilo específico de conteúdo, o TikTok passa a recomendar para os conteúdos de aparências semelhantes.
Quando uma pessoa segue uma conta, a rede passa a compreender as contas daquele estilo são como mais que o usuário.
O fato de inclusão de conteúdo mais a respeito do vídeo, como hashtags, pode otimizar a entrega do conteúdo na rede.
O perigo do TikTok funciona em torno de alguns fatores de entrada que monitoram a entrega do engajamento do conteúdo. Ou seja, tudo depende da forma que as pessoas interagem no aplicativo. Consequentemente, isso afeta na entrega do seu conteúdo.

Como viralizar no TikTok seguindo 5 dicas simples?
Agora que você já sabe como funciona o, chegou a hora de saber algumas dicas de como viralizar no TikTok.

Mas, antes, é importante lembrar que não existe uma receita pronta. Todas as dicas precisam ser testadas. Assim, é possível identificar o que funciona para o seu público ou não.

Por isso, confira agora 5 dicas simples para ajudar seu negócio a viralizar no TikTok!

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  1. Seja autêntico
    É comum as pessoas pensarem que é preciso investir muito dinheiro para fazer anúncios ou publicações nas redes sociais. Contudo, no TikTok, a proposta é diferente.

Na plataforma, o usuário precisa ser autêntico e postar conteúdo que seja genuíno. Não adianta investir muito como se fosse uma propaganda da televisão, pois, provavelmente, o conteúdo não vai ter espaço e nem vai viralizar na rede.

O diferencial do TikTok é que ele possibilita qualquer pessoa alcançar uma visibilidade, desde que seu conteúdo seja interessante e divertido para o usuário.

  1. Interaja com os seus seguidores
    Interagir com os seguidores é a porta de entrada para o seu negócio viralizar no TikTok. Isso porque não adianta mesmo nada você conseguir como visualizações, mas não manter o público engajado, não é?

O usuário que quer viralizar no TikTok precisa entender que na rede existe uma comunidade de pessoas que vão se engajar e acompanhar seus posts.

Então, cada comentário que você responde nos seus vídeos, o TikTok vai notificar os usuários, e isso gera uma melhor relação com o público, pois você o deu atenção.

Além disso, a rede social disponibiliza enquetes aparências com as histórias do Instagram, para que você interaja com o seu público.

YouTube adiciona novos elementos de conversão de vídeo vertical

Hoje é comum ver um jovem adolescente fazendo gracinha na internet ganhando muito mais dinheiro que alguém que passou anos estudando para conseguir um diploma. Mas quando se é possível juntar um pouco dos dois, unindo seu conhecimento com formas criativas de compartilhá-lo na internet, podemos ter a chave para conseguir um equilíbrio e claro, ter um retorno financeiro mais justo.

Vale a excelência que a frequência deve ser aliada à qualidade. Clipes com baixa filmagem ou gravados em ambientes escuros, por exemplo, costumam ter menos engajamento. Por isso, ao escrever conteúdos para o TikTok, prefira locais bem iluminados. Outra dica é utilizar câmeras com boa resolução e que captam áudios de qualidade.

  1. Encontre um nicho
    Encontre um nicho é outra prática importante para aumentar o engajamento no TikTok e conseguir mais seguidores. Isso o que a plataforma oferece é baseado em aprendizado de máquinas e sugestões semelhantes que o usuário costuma interagir com. Produz esquetes de você, por exemplo, mais provavelmente o seu clipe de influência para os usuários que interagem com vídeos de você, por exemplo, para aqueles que seus conteúdos de influência.

Para identificar um nicho de atuação no TikTok, pense nas suas habilidades e também naquilo que gosta de fazer. Uma dica é criar vídeos relacionados à sua profissão. No entanto, não é preciso se limitar ao que você atua: nada impede que aprecie a culinária de produzir vídeos de receitas, por exemplo.

  1. Conheça e participe de tendências
    Participar de tendências populares, desafios, memes ou dublagens também contribuem para deixar o perfil em evidência no TikTok e aumentar o número de visualizações dos clipes. Você pode encontrar conteúdos virais explorando a aba “Descobrir” do aplicativo, disponível em celulares Android e iPhone (iOS).

Usuários podem pesquisar por hashtags e usar a aba “Descobrir” para encontrar tendências no TikTok — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes
Usuários podem pesquisar por hashtags e usar a aba “Descobrir” para encontrar tendências no TikTok — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Além disso, usar músicas que estão no momento e fazer remixes, duetos e collabs com tiktoker que têm uma base mais consolidada em fãs pode contribuir para o sucesso de seu conteúdo na plataforma.

  1. hashtags virais ou relevantes aos posts
    As hashtags desempenham um importante papel na localização de conteúdos no TikTok. É comum que faz vídeos para conteúdos exibidos para determinadas palavras-chave – principalmente – o que faz parte de uma tendência viral. Logo, usuários que desejam ser usados ​​em tiktokers famosos podem usar uma indexação de conteúdo para aumentar o alcance de seus vídeos.

Inicialmente conhecida como uma rede social de dancinhas, o Tiktok entrou em cena com um objetivo bem maior do que esperado: ser muito mais do que apenas uma rede social como tantas outras. O foco deles era se tornar quase que um canal de streaming e competir diretamente com grandes players desse mercado como a Netflix e o Prime Vídeo da Amazon.

Tanto, que o foco da plataforma é manter um feed inteiro de vídeos, onde os criadores disputam a atenção da audiência em várias esferas.

Mas a pergunta que fica martelando na cabeça dos creators é:

Um conteúdo viral no Tiktok é o que conhecemos como trends. Que podem ser incentivadas pela própria plataforma, através das hashtags sugeridas e dos desafios. Como também pelos próprios usuários.

Como é o caso das DC’s, ou dances credits. Que são os passinhos de dança que acabaram se tornando tão populares dentro da plataforma que quase representam o que ela é – para muitas pessoas.

Entretanto, é possível ser reconhecido no Tiktok, ainda que no quesito dança você seja totalmente desengonçada. E eu posso provar.

Como ter mais visualizações no Tiktok?

Ao utilizar o tiktok frequentemente, eu percebi que quanto mais você é ativo na plataforma, maiores serão as suas visualizações. Além disso, utilizar as hashtags corretas também te ajudarão a impactar o público que você deseja.

Tenha perfil top com um sistema de automação

Antes de nada, essa medida vem de uma ideia que rede social de vídeos curtos está tentando implementar para rivalizar com o Facebook. Em geral, é um dos caminhos que a plataforma busca para expandir seus negócios.

Após adiar o lançamento de alguma ferramenta de compra, finalmente ao vivo por tempo chegou ao aplicativo em alguns locais do mundo. Por exemplo, em alguns países da Ásia, a ação deu certo e foi um grande sucesso. Entretanto, esse cenário não se repete no Reino Unido.

Aliás, o próprio app pode ser utilizado para descobrir vídeos virais. Para isso, antes de gravar, toque em “Adicionar som” e tela para baixo até encontrar os tópicos a “Top Br” e “Viralizou BR”. As seções contam com as principais músicas do momento utilizadas em vídeos.

  1. Interaja com os seus seguidores
    Ao curtir e responder comentários ou mensagens privadas de seguidores, você mantém sua base de fãs ao mesmo tempo que aumenta o engajamento do conteúdo publicado. Por isso, se você quer viralizar no TikTok, lembre-se de interagir com os seguidores com frequência.

Aqui, as opções são bastante amplas: você pode criar tutoriais, exibir habilidades e talentos particulares, publicar vídeos de humor, dentre outros. Caso escolha esse caminho, a dica é fugir dos duetos e dublagens, que são muito comuns na plataforma. Além disso, é possível utilizar as ferramentas de edição do próprio aplicativo e se valer dos efeitos disponíveis para tornar o clipe mais atrativo.

Faça os desafios da plataforma

Embora a criação de conteúdos originais seja uma estratégia interessante, essa não é a única alternativa para fazer um TikTok de sucesso. Como já citado, a plataforma é famosa pelos seus challenges (ou desafios), que costumam viralizar com facilidade.

Justamente por ser uma prática comum, o seu vídeo pode facilmente se perder na multidão. Portanto, abuse da autenticidade na hora de gravar e procure, de alguma forma, deixar a sua marca registrada no vídeo.

Use hashtags famosas

Para alavancar o seu vídeo, é indispensável que a legenda tenha hashtags — ou melhor, as hashtags corretas. Afinal, é através delas que os usuários encontram conteúdos específicos. Isso vale tanto para vídeos originais quanto para os desafios da rede social.

Agora, a intenção é trazê-la para a América do Norte e para isso, há negociações entre a plataforma e a TalkShopLive, que é especialista em vender produtos por meio de canais online e lives.

como viralizar no TikTok

Outro detalhe interessante é que a TalkShopLive já trabalhou em parceria com pequenos criadores de conteúdo, além da Microsoft e o Walmart. Ainda não há nada definido, mas as conversas sinalizam um estágio final de negociações desse serviço com o chamado TikTok Shop.

Caso se torne uma realidade, usuários de países como os Estados Unidos poderão fazer compras diretamente pela plataforma de vídeos curtos. Ainda assim, fazer isso atraente para o público pode ser uma tarefa difícil, já que o próprio Instagram não conseguiu tornar o seu recurso de venda de produtos algo que a maioria das pessoas queiram usar.

E você, o que acha desse novo passo do TikTok? Gostaria de ver esse recurso chegando no Brasil?

E é isto que você vai entender melhor neste guia: como crescer no TikTok sem ter uma mega equipe de marketing por trás do seu conteúdo? E como não flopar no TikTok e ser um empreendedor de sucesso na rede social?

Confira a seguir as estratégias de marketing e conteúdos para TikTok que reunimos para nossos lojistas.

Como crescer no TikTok é importante
O TikTok não é uma rede social como outra qualquer, graças ao algoritmo da plataforma.

Na verdade, o algoritmo de descoberta do TikTok torna a promoção de conteúdo mais justa para quem está começando — todo mundo tem como viralizar no TikTok, mesmo se a conta tiver poucos seguidores.

Com o TikTok, a sua presença nas redes sociais pode decolar, e você tem à disposição um leque praticamente infinito de estratégias de marketing para experimentar.

O TikTok é uma rede social que põe o conteúdo em primeiro lugar.
E tem mesmo como crescer no TikTok porque a interface do usuário foi feita para manter as pessoas no app por mais tempo, aumentando suas chances de seu conteúdo ser visto em meio à multidão.

Dá para entender como viralizar no TikTok é importante quando a gente olha para as estatísticas do TikTok no Brasil: são mais de 4,75 milhões de brasileiros na plataforma, o que faz do Brasil o segundo país que mais usa a rede social no mundo, atrás apenas da China.

Para quem quer falar com um público mais jovem, o TikTok é uma mina de ouro: de acordo com estatísticas da própria plataforma, 66% dos usuários têm menos de 30 anos, sendo que a grande maioria tem entre 16 e 24 anos. Essa informação pode ajudar você a criar vídeos que a geração Z realmente vá curtir e que vão criar uma conexão genuína com seu público.

Já deu para ter uma ideia da força que o TikTok tem, né? Pois então agora vamos entender melhor como funciona o algoritmo do TikTok e também conferir como viralizar no TikTok com as estratégias de marketing orgânico que a gente reuniu para você.

Como funciona o algoritmo do TikTok?

A gente já sabe que o TikTok tem um algoritmo que determina o que vai aparecer para cada usuário no feed.

Assim como o algoritmo do Instagram é descoberto pelos usuários por tentativa e erro, ninguém sabe exatamente como funciona o algoritmo do TikTok, pelo simples fato de que a empresa não divulga o que o recurso privilegia. Mas é claro que os criadores de conteúdo já têm uma boa noção do que fazer para agradar o algoritmo.

Mas como viralizar no TikTok e agradar o algoritmo? Basta ter um monte de visualizações? Bem, até onde a gente sabe, o sucesso da sua publicação é determinado por alguns fatores:

  • quantas vezes seu TikTok é reassistido;
  • quantas pessoas veem seu vídeo até o final;
  • quantos vezes seu vídeo é compartilhado;
  • quantos comentários a publicação recebe;
  • quantas curtidas seu vídeo ganha.

Cada vídeo publicado é exibido para uma parcela pequena de usuários na aba Para você, ou então no feed inicial que aparece quando o usuário abre o aplicativo. São esses usuários iniciais que vão determinar o sucesso do seu vídeo! 😱

Imagine que o TikTok resolve mostrar seu vídeo para dez pessoas. Se a reação dessas pessoas ao seu vídeo for positiva (isto é, se elas comentarem, curtirem ou fizerem alguma coisa da lista acima), o algoritmo vai exibir o seu vídeo para mais cem pessoas. A reação dessas cem pessoas, por sua vez, vai determinar se seu vídeo vai ser mostrado para mais mil pessoas, e por aí vai.

É claro que investir em conteúdo para as redes sociais é sempre fundamental, mas a gente precisa realçar aqui a importância investir em conteúdos para TikTok que gerem engajamento e criem conexões genuínas com os usuários. Ah, mas não se preocupe, a gente tem algumas dicas para ajudar você nesse departamento!

Na primeira hipótese, você pode inserir palavras-chaves relacionadas ao que você mostra no vídeo. Felizmente, o próprio TikTok aponta as variações das palavras-chaves utilizadas por outros criadores, o que pode ser uma boa indicação do que utilizar. Se você fizer um desafio, ainda é possível verificar as hashtags adotadas por usuários que já entraram na trend.

Existem alguns aplicativos que identificam os termos mais populares da plataforma e podem te ajudar nessa tarefa. Como exemplo, temos o HashTest – Realtime Hashtag Testing ou ainda HashTags For TikTok – Best Tags For More Likes.

Use músicas populares

A lógica das hashtags também se aplica aos hits musicais do TikTok: ao utilizar músicas populares, as suas chances de alcançar mais gente disparam. Não apenas porque a rede social prioriza conteúdos de sucesso, mas também porque é possível ver vídeos que utilizaram uma determinada música em uma seção especial — recurso que pode ser um grande aliado à popularidade do seu vídeo.

TikTokers: os influenciadores digitais do TikTok
Os influenciadores digitais do TikTok têm um nome especial: TikTokers. São pessoas que se especializam em criar conteúdo para o aplicativo e sabem bem como viralizar no TikTok. Por isso, usam toda a expertise adquirida e o público conquistado para promover marcas e produtos.

Utilize hashtags específicas para viralizar no Tiktok

Você deve saber que em qualquer rede social, quanto mais específico você for, mais sucesso terá – em tempo recorde!

É impressionante o quanto você consegue ir mais longe quando foca em apenas um assunto, do que quando você foca em vários.

Interaja com outros criadores

Uma das dicas de como viralizar no TikTok que você pode usar bastante é o “Costurar” e “Dueto” que a plataforma disponibiliza. Isso porque interagir com o conteúdo de outros criadores é uma boa forma de você também ter interação das pessoas com seu conteúdo. É uma via dupla, se você quer que as pessoas interajam nos seus vídeos, precisa interagir nos conteúdos de outras pessoas.

No “Costurar” você pode integrar uma parte do vídeo dessa pessoa ao seu vídeo. É muito usado para comentar ou responder ao conteúdo falado. No “Dueto” você grava um vídeo que é executado ao lado do vídeo de outra pessoa, para que você possa reagir ou talvez até fingir uma interação com ela.

Como usar o Dueto:

Passo 1: Escolha o vídeo que deseja usar no app;

Passo 2: Toque em “Compartilhar” (o ícone da seta ou do WhatsApp) e clique na opção “Dueto”;

Passo 3: Escolha o melhor layout para seu vídeo;

Passo 3: Toque no botão de gravar e faça o seu vídeo.;

Passo 4: Edite o vídeo do jeito que desejar. Toque em “Avançar”;

Passo 5: Antes de publicar, configure os botões de permissão “permitir dueto” ativando ou desativando, pois ele permite ou não que outras pessoas usem do mesmo recurso no seu vídeo. Terminando os últimos detalhes é só publicar.

O TikTok é escolhido como forma de transmitir seu conteúdo. Se você está representando uma marca/empresa, o já está preestabel assunto, mas se você é um jovem influenciador, é importante pensar nos assuntos que também irá estabelecer, pois viu acima, feito pelo que você está falando.

Muitos diriam para escolher um único nicho, mas pode ser que você tenha vários assuntos com esse nicho, então ter uma forma própria criativa de fazer aqui dá mais chance de ter bastante seguidores e de ganhar.

Use editores de vídeo externo
Outra forma de ganhar seguidores no TikTok é investir na edição do seu vídeo. O próprio aplicativo oferece várias opções de edição de vídeo, que vão desde filtros diversos até transições das mais variadas, mas usam editores externos como o CapCut — disponível para Android e IOS –, Inshot — também disponível para Android e IOS — ou editores mais profissionais como o Adobe Premiere pode ser uma opção para estabelecer um nível de maior qualidade.

Essa talvez seja a dica que pode ser um pouco mais difícil, pois essas mesmas empresas exigirão um certo número de alcance nos seus vídeos, um obstáculo para criadores mais novos. Mas criar conteúdos com marcas que combinem com seus conteúdos é sempre uma forma ótima de não apenas conseguir maior alcance, mas também gera um retorno monetário.

É importante que quando você criar uma parceria com alguma marca, procure sempre pesquisar bastante antes, e até buscar orientação em empresas que fornecem essa ponte entre o influenciador e a marca. E mais uma vez, não deixe de ser autêntico, mesmo quando está fazendo conteúdos patrocinados.

Se você quer saber como crescer no TikTok, os TikTokers podem ser a solução que você procurava: você pode tanto se tornar um influenciador da plataforma ou então formar uma parceria com um TikToker já estabelecido.

Como crescer no TikTok como influenciador
Os TikTokers dominam a arte da monetização de conteúdo, fazendo parcerias com marcas que encomendam publicações no perfil do influenciador para promover produtos.

Quem produz conteúdo para ganhar dinheiro no YouTube sabe que a rede social tem recursos nativos para monetizar conteúdo. O TikTok, por sua vez, não dispõe dessa facilidade, então os influenciadores digitais precisam seguir outras estratégias para tirar o ganha-pão com o conteúdo que eles produzem.

Que tal fazer lives no TikTok? Na rede social, os usuários que estão assistindo podem dar presentes para o criador de uma live, que são doações em dinheiro. Quando sua live terminar, você vai ficar com 50% do valor doado, enquanto o restante dos presentes vai para o TikTok e as app stores.

Se você quer ganhar dinheiro na internet com a mídia social, outra opção é fazer parcerias com marcas e produzir conteúdo patrocinado.

Como viralizar no TikTok com a ajuda de influenciadores
No mundo das estratégias de marketing nas redes sociais, o marketing de influência é uma queridinha das empresas. É uma forma de expor seus produtos para o público de outra pessoa, o que funciona bastante como prova social.

Por ser uma plataforma que prioriza a criação de conteúdo, o marketing de influência é uma excelente estratégia de como viralizar no TikTok.

A lógica por trás da escolha de influenciadores digitais para promover seus produtos é a mesma de outras redes sociais: esse TikToker é o tipo de pessoa que consumiria seu conteúdo ou compraria seus produtos?

Sua parceria não deve se basear no número de seguidores do TikToker, mas sim no perfil da pessoa e da comunidade que ela criou.

Procure TikTokers que combinem com sua marca e cujos seguidores sejam compatíveis com o seu público-alvo na rede social.

Em geral, o melhor é deixar a criação do conteúdo nas mãos dos influenciadores digitais, pois eles sabem do que os seguidores gostam.

Além disso, o conteúdo deve ser autêntico, então não se preocupe se o vídeo feito pelo TikToker parecer amador demais. Os usuários do TikTok não estão interessados em conteúdos super produzidos; a preferência é por vídeos que entretenham e sejam criativos. Veja como exemplo o vídeo que a influenciadora Camilla de Lucas criou para a marca de cremes dentais Sorriso: Comprar Visualizacoes Stories

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No universo TikTok, o que importa é ser autêntico. Essa máxima é o que norteia quem quer aprender como viralizar no TikTok

viralizar no TikTok

sem precisar investir rios de dinheiro em marketing e vídeos super produzidos.

A verdade é que, diferentemente do Instagram e do Facebook, os usuários do TikTok não estão interessados naquele conteúdo roteirizado e filmado em altíssima definição. O que o público do TikTok quer ver é autenticidade e conexões genuínas (além de vídeos de animais e nenéns fofinhos, é claro).

E é isto que você vai entender melhor neste guia: como crescer no TikTok sem ter uma mega equipe de marketing por trás do seu conteúdo? E como não flopar no TikTok e ser um empreendedor de sucesso na rede social?

Confira a seguir as estratégias de marketing e conteúdos para TikTok que reunimos para nossos lojistas.

Como crescer no TikTok é importante
O TikTok não é uma rede social como outra qualquer, graças ao algoritmo da plataforma.

Na verdade, o algoritmo de descoberta do TikTok torna a promoção de conteúdo mais justa para quem está começando — todo mundo tem como viralizar no TikTok, mesmo se a conta tiver poucos seguidores.

Com o TikTok, a sua presença nas redes sociais pode decolar, e você tem à disposição um leque praticamente infinito de estratégias de marketing para experimentar.

O TikTok é uma rede social que põe o conteúdo em primeiro lugar.
E tem mesmo como crescer no TikTok porque a interface do usuário foi feita para manter as pessoas no app por mais tempo, aumentando suas chances de seu conteúdo ser visto em meio à multidão.

Dá para entender como viralizar no TikTok é importante quando a gente olha para as estatísticas do TikTok no Brasil: são mais de 4,75 milhões de brasileiros na plataforma, o que faz do Brasil o segundo país que mais usa a rede social no mundo, atrás apenas da China.

Para quem quer falar com um público mais jovem, o TikTok é uma mina de ouro: de acordo com estatísticas da própria plataforma, 66% dos usuários têm menos de 30 anos, sendo que a grande maioria tem entre 16 e 24 anos. Essa informação pode ajudar você a criar vídeos que a geração Z realmente vá curtir e que vão criar uma conexão genuína com seu público.

Já deu para ter uma ideia da força que o TikTok tem, né? Pois então agora vamos entender melhor como funciona o algoritmo do TikTok e também conferir como viralizar no TikTok com as estratégias de marketing orgânico que a gente reuniu para você.

Como funciona o algoritmo pra viralizar no TikTok?

A gente já sabe que o TikTok tem um algoritmo que determina o que vai aparecer para cada usuário no feed.

Assim como o algoritmo do Instagram é descoberto pelos usuários por tentativa e erro, ninguém sabe exatamente como funciona o algoritmo do TikTok, pelo simples fato de que a empresa não divulga o que o recurso privilegia. Mas é claro que os criadores de conteúdo já têm uma boa noção do que fazer para agradar o algoritmo.

viralizar no TikTok

Mas como viralizar no TikTok e agradar o algoritmo? Basta ter um monte de visualizações? Bem, até onde a gente sabe, o sucesso da sua publicação é determinado por alguns fatores:

  • quantas vezes seu TikTok é reassistido;
  • quantas pessoas veem seu vídeo até o final;
  • quantos vezes seu vídeo é compartilhado;
  • quantos comentários a publicação recebe;
  • quantas curtidas seu vídeo ganha.

Cada vídeo publicado é exibido para uma parcela pequena de usuários na aba Para você, ou então no feed inicial que aparece quando o usuário abre o aplicativo. São esses usuários iniciais que vão determinar o sucesso do seu vídeo! 😱

Imagine que o TikTok resolve mostrar seu vídeo para dez pessoas. Se a reação dessas pessoas ao seu vídeo for positiva (isto é, se elas comentarem, curtirem ou fizerem alguma coisa da lista acima), o algoritmo vai exibir o seu vídeo para mais cem pessoas. A reação dessas cem pessoas, por sua vez, vai determinar se seu vídeo vai ser mostrado para mais mil pessoas, e por aí vai.

É claro que investir em conteúdo para as redes sociais é sempre fundamental, mas a gente precisa realçar aqui a importância investir em conteúdos para TikTok que gerem engajamento e criem conexões genuínas com os usuários. Ah, mas não se preocupe, a gente tem algumas dicas para ajudar você nesse departamento!

TikTokers: os influenciadores digitais do TikTok
Os influenciadores digitais do TikTok têm um nome especial: TikTokers. São pessoas que se especializam em criar conteúdo para o aplicativo e sabem bem como viralizar no TikTok. Por isso, usam toda a expertise adquirida e o público conquistado para promover marcas e produtos.

Se você quer saber como crescer no TikTok, os TikTokers podem ser a solução que você procurava: você pode tanto se tornar um influenciador da plataforma ou então formar uma parceria com um TikToker já estabelecido.

Como crescer no TikTok como influenciador
Os TikTokers dominam a arte da monetização de conteúdo, fazendo parcerias com marcas que encomendam publicações no perfil do influenciador para promover produtos.

Quem produz conteúdo para ganhar dinheiro no YouTube sabe que a rede social tem recursos nativos para monetizar conteúdo. O TikTok, por sua vez, não dispõe dessa facilidade, então os influenciadores digitais precisam seguir outras estratégias para tirar o ganha-pão com o conteúdo que eles produzem.

Que tal fazer lives no TikTok? Na rede social, os usuários que estão assistindo podem dar presentes para o criador de uma live, que são doações em dinheiro. Quando sua live terminar, você vai ficar com 50% do valor doado, enquanto o restante dos presentes vai para o TikTok e as app stores.

Se você quer ganhar dinheiro na internet com a mídia social, outra opção é fazer parcerias com marcas e produzir conteúdo patrocinado.

Como viralizar no TikTok com a ajuda de influenciadores
No mundo das estratégias de marketing nas redes sociais, o marketing de influência é uma queridinha das empresas. É uma forma de expor seus produtos para o público de outra pessoa, o que funciona bastante como prova social.

Por ser uma plataforma que prioriza a criação de conteúdo, o marketing de influência é uma excelente estratégia de como viralizar no TikTok.

A lógica por trás da escolha de influenciadores digitais para promover seus produtos é a mesma de outras redes sociais: esse TikToker é o tipo de pessoa que consumiria seu conteúdo ou compraria seus produtos?

Sua parceria não deve se basear no número de seguidores do TikToker, mas sim no perfil da pessoa e da comunidade que ela criou.

Procure TikTokers que combinem com sua marca e cujos seguidores sejam compatíveis com o seu público-alvo na rede social.

Em geral, o melhor é deixar a criação do conteúdo nas mãos dos influenciadores digitais, pois eles sabem do que os seguidores gostam.

Além disso, o conteúdo deve ser autêntico, então não se preocupe se o vídeo feito pelo TikToker parecer amador demais. Os usuários do TikTok não estão interessados em conteúdos super produzidos; a preferência é por vídeos que entretenham e sejam criativos. Veja como exemplo o vídeo que a influenciadora Camilla de Lucas criou para a marca de cremes dentais Sorriso: Comprar Visualizacoes Stories

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