Dúvidas Frequentes

1) O que é crowdfunding ou financiamento coletivo?

O crowdfunding, que na tradução livre significa “financiamento pela multidão”, consiste na viabilização de projetos por meio do investimento direto das pessoas. No financiamento coletivo, um grupo de pessoas se mobiliza para viabilizar uma ideia, um negócio ou um projeto, contribuindo com uma quantia determinada. Pode ser um show, o lançamento de um álbum musical, uma peça de teatro, uma festa, entre outros. Depois de alcançar a quantia necessária, o projeto acontece e os investidores recebem uma recompensa, que podem ser subprodutos do projeto ou, em alguns casos, o próprio valor investido de volta, dependendo da proposta da campanha e da plataforma de financiamento.

2) Quero saber mais a respeito da Variável 5 e do crowdfunding.

A Variável 5 é um projeto, uma plataforma digital de crowdfunding (financiamento coletivo), produtora cultural e agência de comunicação fundada em setembro de 2012. Sua proposta consiste em incentivar o público a promover os artistas no cenário cultural brasileiro e internacional.

Em um ano, após seu lançamento, a Variável 5 atuou na produção e comunicação de diversos eventos, entre eles:

O QUE JÁ REALIZAMOS

MÚSICA
Festival Pequenas Sessões – Música Livre Independente 2013
Vitrola-Festival do Vinil 2014
Lançamento dos discos das bandas Abayomy Afrobeat Orquestra (RJ), Constantina (MG), Cabezas Flutuantes (MG), A Fase Rosa (MG), Apanhador Só (POA), e Djalma não entende de política (MG), além dos artistas Jair Naves (SP), Bárbara Eugênia (SP) e Minimalista (Thales Silva – MG).

ARTES CÊNICAS
Mostra Artística BH – CIT-Ecum 2014
Circuito Gandarela Minas 2014
Mostra Gandarela Cultural 2014
Espetáculos Vestígios (PE), Carolina de Lorca (MG) do Grupo Dois de Teatro, Se essa rua fosse minha – um solo de Macaxeira (MG) da Cia Quinta Marcha, Facas nas Galinhas e A Condessa e o Bandoleiro – do Grupo Barracão Cultural (SP) além de projetos especiais para os equipamentos culturais Cine Theatro Brasil Vallourec e C.A.S.A. Centro de Arte Suspensa e Armatrux, os coletivos Grupo de Teatro Armatrux (MG), Companhia Suspensa (MG),  Zula Cia. De Teatro (MG) e Primeira Campainha (MG).

ARTES VISUAIS
Exposição Arte à Primeira Vista: páginas de uma história, realizada pela Fundação Clóvis Salgado.

GASTRONOMIA
Hermínia – receitas caseiras e Café Jolie

LITERATURA
Variedades Literárias 2014

Além de uma série de outros projetos que vocês podem conferir no site www.variavel5.com.br/v5.

A ideia é “somar”, “multiplicar” pra “variar” o cenário cultural. O financiamento coletivo foi utilizado como forma de captação de parte dos custos dos shows Constantina, Bárbara Eugênia, Apanhador Só, Jair Naves e A Fase Rosa. Essas foram produções próprias da Variável 5 sendo que o modelo adotado foi o de reembolso total e/ou parcial do valor investido pelos apoiadores, a partir da compra de cotas reembolsáveis pelos fãs.

PARA “APOIADORES”

3) Quero ser um apoiador dos projetos disponíveis na plataforma. O que preciso saber e como posso apoiar?

Você só precisa fazer o cadastro na plataforma, login e senha, ler os Termos de Uso e Políticas de Privacidade, escolher um ou mais projetos de sua preferência e apoiar. É bem fácil e simples. O pagamento referente ao apoio é feito por meio dos sites transações financeiras Moip e Paypal.

Importante! Divulgue para os amigos e pessoas que conhece sobre o apoio que acabou de fazer, falar do projeto indicando os motivos mais relevantes que o fizeram apoiar. Essa ação será importante para a ampliação de rede do projeto e para o seu sucesso. Divulgando você está apoiando em dobro.

4) Tive problemas para apoiar. Mensagens de erro apareceram e não sei o que fazer.

Bom, a primeira coisa a fazer é reiniciar sua internet e/ou trocar de navegador. Se ainda não estiver ok, entre em contato com a gente que vamos te ajudar: contato@variavel5.com.br.

5) Comprei uma cota para financiar um evento da Variável 5 que me dá direito ao ingresso para o show. Como faço a retirada do mesmo?

Na bilheteria, no dia do evento. Seu nome estará na lista e você só precisa se identificar. Sempre enviamos um e-mail uma semana antes com instruções e todos os detalhes.

6) Comprei a cota com o cartão de crédito da minha mãe/pai/amigo/namorada para um show da Variável 5, que me dá direito ao ingresso. Como faço para retirar meu ingresso?

O titular do cartão utilizado deverá enviar um e-mail paracontato@variavel5.com.br, informando o nome completo e RG da pessoa que irá retirar os ingressos. O prazo para envio desse e-mail é até 24 horas antes do evento.

7) E se eu desistir de ir a um evento da Variável 5 para o qual já comprei cotas que me dão direito a ingresso? O que acontece?

Caso isso aconteça, o seu dinheiro não será devolvido. Que tal dar o seu ingresso de presente para uma pessoa querida?! Para isso, o titular do cartão utilizado deverá enviar um e-mail para contato@variavel5.com.br, informando o nome completo e RG da pessoa que irá retirar os ingressos. O prazo para envio desse e-mail é até 24 horas antes do evento.

8) Se eu quiser que outra pessoa retire minhas cotas/ingressos  no dia do evento/show promovido pela Variável 5?

Você tem até 24 horas antes do evento para nos informar via e-mail (contato@variavel5.com.br), o nome completo e o RG da pessoa responsável pela retirada de suas cotas.

9) Posso comprar mais de uma cota?

Sim. Cada pessoa pode comprar até seis cotas por evento, se o evento for produzido pela Variável 5. Se o projeto for de um “Realizador” a quantidade dependerá do número de cotas disponibilizadas pelo mesmo. A informação constará na página do projeto.

10) Posso colocar qualquer foto no meu perfil do site?

Só serão permitidas fotos pessoais, sobre os quais você tenha o direito de uso. Se identificarmos que alguma imagem está infringindo alguma lei ou regras internas da Variável 5, poderemos retirá-la do ar. Pessoas físicas não poderão colocar imagens de logomarcas de empresas. Se empresas desejarem apoiar, será necessário que as mesmas façam um cadastro no site.

11) Como funciona o reembolso ou estorno? É garantido? Depende de quê?

O reembolso, para o caso de projetos que queiram oferecê-lo como retorno/recompensa,  acontecerá via Paypal ou Moip. Mas, atenção! O estorno não é feito automaticamente. Você precisa entrar em contato com a Variável 5 pelo e-mail: contato@variavel5.com.br e solicitar o seu reembolso.

Se você usou o Paypal, o seu prazo é de até 60 dias, após a confirmação da compra da cota, para requerer o reembolso, que será feito por estorno no cartão de crédito da compra.

Se você usou o Moip, seu prazo para pedir o reembolso é também de 60 dias, após a confirmação da compra da cota. Iremos fazer uma transferência para a sua conta no Moip e assim, você poderá fazer o saque para a sua conta bancária. O Moip pode cobrar algumas taxas de saque, dependendo do valor do reembolso.

Se você não quiser o reembolso, o seu dinheiro fica como crédito na Variável 5 para que você possa apoiar outros projetos. Basta entrar em contato com a gente no e-mail contato@variavel5.com.br e informar a quantia e o projeto que você irá transferir os seus créditos.

12)  Apoiei um projeto na Variável 5 e não recebi minha recompensa.

A entrega das recompensas, assim como a realização do projeto proposto, é de inteira responsabilidade do “Realizador”. A Variável 5, desde o momento inicial de contato com o proponente de projetos até o repasse do valor arrecadado na plataforma, destaca a importância de se cumprir o que foi prometido. Atrasos podem acontecer no meio do processo de realização do projeto e, por isso, orientamos os mesmos a sempre manter em contato com os “Apoiadores” informando sobre cada passo do projeto. Eles podem fazer isso por e-mail, uma vez que recebem os contatos dos “Apoiadores”, e também podem utilizar o campo “Notícias” na página do projeto para atualizações.

Se você não recebeu sua recompensa, por favor, procure o “Realizador” a partir do contato informado pela Variável 5 via e-mail. Verifique na caixa de entrada do seu e-mail a mensagem que enviamos logo após o fim da campanha ou vá até a página do projeto e veja do lado direito (logo acima das recompensas) o e-mail do “Realizador”.

 

PARA “REALIZADORES”

1) O que é e como funciona a Variável 5?

A Variável 5 é uma plataforma de financiamento coletivo, crowdfunding, uma agência de comunicação, e uma produtora cultural. Começamos em setembro de 2012, apenas com a plataforma para financiamento de eventos próprios, e depois fomos expandindo as possibilidades, motivados pela própria demanda do mercado cultural belo-horizontino. A pergunta inicial que lançamos ainda é nossa maior inspiração, além de um guia – já pensou se você pudesse promover os artistas que mais gosta, financiar a vinda deles para sua cidade, assistí-los e, no final, ainda ter a chance de ser reembolsado? – Agora, porém, ela tem significados mais amplos..

A ideia se baseia na variedade e liberdade culturais e no que você acredita. Variável 5 nasceu dos exemplos brasileiros de crowdfunding, modelo que permite ao público viabilizar projetos com recursos próprios. Trata-se de uma plataforma digital que incentiva a mobilização de apoiadores diretos da cultura, sem intermediários, para promover o financimento de projetos culturais em Belo Horizonte. Existem maneiras diferentes de se financiar cultura, e nós apostamos na força do público.

Se você possui um projeto cultural interessante e procura um meio de financiá-lo, a Variável 5 é para você! Estamos abertos a outros realizadores que queiram utilizar a plataforma como meio de financiamento. A plataforma, a partir de 2014, continuará atuando na produção de eventos culturais, que poderão,inclusive, ser propostos pela própria Variável. Além disso, passaremos a ser um meio de financiar coletivamente projetos criativos de artistas, designers, empreendedores, montagens teatrais, músicos e produtores cinematográficos, etc. Ou seja, para quem possuir um bom projeto relacionado à atividade cultural. Os projetos deverão ser enviados pelos Realizadores (você, que tenha uma proposta!) à equipe da Variável 5. Depois disso iniciamos uma etapa de conversa para desenvolver melhor a campanha e sua divulgação.

A entrada de seu projeto para captação do financiamento dependerá da evolução do processo de trabalho e construção das etapas. Feito isso, sua campanha vai ao ar. O realizador escolhe o prazo de permanência do projeto na plataforma, sendo de no máximo 40 dias. A regra também é “tudo ou nada”. Se o projeto for financiado com sucesso, o valor arrecadado é repassado pra o “Realizador”. Se não, é o valor investido é devolvido para os “Apoiadores”. A Variável está aqui para ajudar e fazer de tudo para que sua campanha seja um sucesso, mas lembre-se: a campanha é sua e é você, mais que qualquer outro, o responsável por ela ser bem sucedida. Também é preciso ressaltar que a responsabilidade pela execução das ações propostas será sua . Leia nosso Guia do Realizador para mais detalhes.

2) Por que devo usar o financiamento coletivo, na Variável 5, para conseguir realizar meu projeto cultural?

O crowdfunding, ou financiamento coletivo, como forma de viabilização de projetos ganhou força no Brasil em meados de 2010, após a criação das primeiras plataformas de captação. Apesar de ser algo anterior aos meios de comunicação online,as possibilidades comunicativas da internet potencializaram ainda mais o alcance/divulgação de tais projetos, impulsionando a arrecadação, quantitativa e qualitativamente. Estima-se que milhões são arrecadados todos os anos por meio do investimento direto das pessoas. Sim, o público, escolhendo em que quer investir, qual projeto deseja que saia do papel.

O foco da Variável 5 é abrir oportunidade de viabilização financeira para projetos culturais, segmento correspondente a atuação da plataforma, desde seu lançamento em setembro de 2012. Não se trata de uma plataforma para um nicho de mercado, afinal quando se fala em “cultura”, o leque de possibilidades é muito amplo, assim como o número de pessoas interessadas só tende a aumentar, principalmente se o “Realizador” fizer uma boa gestão de campanha, ampliando sua rede.

O modo de arrecadação é “tudo ou nada” – se a campanha conseguir o valor solicitado dentro do prazo previsto o “Realizador” recebe o investimento dos “Apoiadores”, do contrário o valor é inteiramente devolvido, o que torna seu risco financeiro reduzido. O pagamento será realizado via Moip e Paypal, opções amplas, aceitando vários cartões de crédito, débito e boleto bancário.

3) Qual é o custo para utilizar a Variável 5 como meio de captação?

O envio do projeto para captação é gratuito. Você, enquanto “Realizador” não paga para nos enviar sua proposta. Caso sua ideia seja aprovada pela nossa curadoria, você iniciará sua campanha de arrecadação. Se ela obtiver sucesso, ou seja, se arrecadar o valor proposto no período estipulado, 11% do valor obtido será repassada para a manutenção da plataforma e custeamento das transações financeiras. Se não obtiver sucesso dentro do prazo, vamos devolver o dinheiro aos “Apoiadores” e você não pagará nada por isso.

4) Como as pessoas apoiam/investem nos projetos na Variável 5? E quem são essas pessoas?

As pessoas, o público, vão acessar o site da Variável 5 e navegar pelos projetos com campanhas abertas. Ao se identificarem com um ou vários deles, vão clicar em “apoiar esse projeto”. Automaticamente, serão direcionadas para a página de cadastro, caso não o tenham, ou se já tiverem serão convidadas a logar para apoiar. Logo em seguida farão o apoio financeiro, escolhendo o valor a ser pago e a recompensa, por meio de sites seguros para transações financeiras, Moip e PAYPAL.

Em um primeiro momento, grande parte dessas pessoas virão da própria rede do “Realizador”, pessoas que estão próximas dele, seja por motivos pessoais ou profissionais, além disso a Variável 5 possui um público que está interessando em projetos culturais, logo propensos a investir. A medida que o “Realizador” avançar na gestão da campanha, essa rede se amplia, principalmente ao divulgar via blogs, sites, jornais impressos, revistas e em ações presenciais também. Aliás, é de extrema importância pensar em ações presencias, contato corpo a corpo, olho no olho, pois ajudam no crescimento de sua rede de apoio, além de ser um bom momento para bater um papo com pessoas que, talvez, já tenham feito um projeto como esse ou tenham alguma ideia que possa contribuir.

As pessoas, em geral, são atraídas pelas ideias envolvidas no projeto, o que ele pode proporcionar seja para elas mesmas ou para a comunidade. Um vídeo bem feito e criativo, além de um texto que desperte sua atenção podem ser fundamentais para levá-las ao apoio. De todo modo, as recompensas são de extrema importância também, funcionando como motivadores. E se essas recompensas forem bastante criativas pode despertar um interesse maior ainda.

Ex: Um escritor que deseja publicar seu livro pode, ao lançar a campanha de arrecadação, oferecer entre as recompensas um “capítulo secreto”, algo que somente as pessoas que comprarem aquela determinada recompensa terão. Isso torna a recompensa única e, consequentemente, conquista o apoiador.

Importante! Os custos de criação, produção e entrega das recompensas precisam ser incluídos no valor solicitado para arrecadação. É muito importante que a entrega das recompensas seja efetuada pois trata-se de um acordo público feito entre ambas as partes envolvidas.

5) Quanto tempo demora para que o valor arrecado seja repassado ao “Realizador” e como funciona?

Pedidos 10 dias após a confirmação do último apoio da campanha para repassar o valor arrecado aos “Realizadores”, já com o desconto pelo valor de uso da plataforma. Será necessário que o mesmo crie e valide uma conta no Moip e nos envie o login cadastrado para que possamos fazer a transferência. Depois que a transferência for completada será necessário que o “Realizador” faça a transferência para sua conta bancária tendo, assim, acesso ao valor arrecadado.

6) Os “Realizadores” terão acesso a lista de contatos dos “Apoiadores”?

Sim. Ao final do prazo de vida da campanha na plataforma, vamos fazer uma lista com todos os contatos dos “Apoiadores” e enviar ao “Realizador” em até 10 dias após o fim da campanha. Dessa forma os mesmos poderão manter contato sempre, além do que será essencial para a entrega das recompensas e atualizações sobre o andamento do projeto.

7) Se o dinheiro necessário para realizar o evento não for arrecadado dentro do prazo previsto, o que acontece?

O investimento dos apoiadores é inteiramente devolvido.

8) Tenho um projeto e quero financiá-lo na Variável 5. O que preciso fazer e como posso desenvolver uma boa gestão da campanha de captação? Dá muito trabalho?

Sim, dá muito trabalho. Talvez tanto quanto transformar a ideia em um projeto consistente. E lembre-se de que ainda é preciso fazer a gestão da campanha e a realização efetiva de tudo que foi proposto. Para ajudar, criamos um guia com dicas dividido em etapas relacionadas a todo o processo de seu projeto na Variável 5.

9) Como os shows/eventos e projetos serão escolhidos para o lançamento das campanhas? Como funciona a curadoria?

A Variável 5 é uma plataforma de financiamento coletivo para projetos culturais. O objetivo é servir de meio, ferramenta, para viabilizar projetos de shows, discos, livros, peças de teatro, dança, etc. Vamos priorizar projetos de impacto positivo e de interesse comum às pessoas.

Para os eventos que forem produzidos pela Variável 5 vamos utilizar os pedidos do público como critério principal. Pesquisamos bastante, em rede e in loco, sobre os interesses do público antes de lançarmos a campanha. Para os projetos de outros “Realizadores”, depois que eles nos enviarem as informações constantes no “Guia” e no formulário “Varie!”, entramos em contato para conversarmos mais sobre a campanha e sobre possíveis dúvidas ou sugestões. Quando estivermos com tudo acertado, a campanha entra no ar.

As principais características que sua campanha deve apresentar para ir ao ar podem ser encontradas no Guia do Realizador.

10) A Variável 5 vai adotar o modelo de cotas reembolsáveis nessa nova abertura da plataforma para captação de projetos culturais?

Sim. O modelo de reembolso financeiro, parcial ou integral, poderá ser utilizado para os projetos próprios da Variável 5 e também de outros “Realizadores” – A regra para os “Realizadores” será oferecer recompensas como contrapartida para o financiamento de seus projetos. O reembolso parcial ou integral pode ser (ou não) uma dessas recompensas.

Atenção! Se o “Realizador” optar pelo reembolso precisará aceitar algumas regras: o projeto precisa ser executado em até 60 dias após a data de início da campanha, pois o Paypal e o Moip exigem esse prazo para que o estorno aconteça. Ou seja, se escolher utilizar essa opção todo o seu planejamento precisa acontecer sem atrasos.

Se sua dúvida não foi respondida, por favor, nos escreva: contato@variavel5.com.br.

Última atualização: 12 de setembro de 2015.