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Ideias Sobre Balanced Scorecard Que Vão Acelerar Seus Resultados

Conhecer e compreender o funcionamento e aplicação da metodologia do Balanced Scorecard podem ajudar a transformar seu negócio pós crise.

Perspectiva do Aprendizado e Crescimento
Essa perspectiva avalia a satisfação interna dos colaboradores. Aqui, é válidos ativos intangíveis, como engajamento, capacitação e satisfação. Além disso, pode ser interessante medir a rotatividade de colaboradores e os treinamentos implementados.

Também nessa área os objetivos e medidas de infraestrutura que se mostram para atingir os resultados com a equipe.

Agora que você já conhece as bases do BSC, que tal conferir algumas dicas de como aplicá-lo em sua organização?

O que é o mapa estratégico do Balanced Scorecard?
O mapa estratégico é um método para colocar em prática o BSC, ou seja, uma representação visual das metas da empresa em 4 perspectivas.

Nelas constam as principais ações a serem empregadas e os resultados previstos. Com isso, terá um resumo das atitudes a serem tomadas em cada uma, para alcançar os objetivos e seus indicadores de desempenho avaliando se está em direção certa ou não.

Como montar um mapa estratégico BSC?
Você usará as 4 perspectivas do mapa estratégico para poder cria-lo, assim siga as instruções abaixo e faça seu negócio.

  1. Definição das metas
    A primeira ação é definir metas para todas as perspectivas, veja o exemplo a seguir.
    perspectiva financeira: aumentar a receita líquida em 10% nos próximos 06 meses;
    perspectiva do cliente: aumentar a satisfação dos clientes para 70% até o final do ano;
    perspectiva dos processos internos: lançamento uma nova linha de produtos em 3 meses;
    perspectiva de aprendizado e crescimento: dieta 100% dos funcionários em 12 meses.
  2. Definição dos indicadores de desempenho
    Com as metas que serão necessários, agora, quais são os indicadores de desempenho que vão mostrar os resultados:

perspectiva financeira: demonstrativos financeiros;
perspectiva do cliente: taxa de reclamação;
dos processos internos: relatórios dos processos de inovação e produtivos;
perspectiva de aprendizado e crescimento: número de certificados de treinamentos realizados.

  1. Definição das iniciativas
    Aqui são determinadas como ações que não devem ser fornecidas para alcançar como metas específicas 1. Elas são colocadas como estratégias em prática.

perspectiva financeira: investir em campanhas de inbound marketing e tráfego pago;
perspectiva do cliente: oferecer atendimento mais personalizado e reavaliar o que foi feito;
dos processos internos: contratar talentos mais perspectiva;
Aprendizado e crescimento: contrate uma empresa de treinamento corporativo.

  1. Desenho do mapa estratégico
    Depois de discriminar a estratégia chegou ou momento de desenhar o que sua leitura de ser compreendida para o mapa e vista de maneira geral. Esses são alguns exemplos de intrincadas, porém há outros que poderão acrescentar em cada perspectiva.

Assim, ao criar o mapa estratégico abra uma tabela com 4 linhas e 3 colunas. Nas linhas alinhadas como perspectivas e como colunas ter como metas, indicadores e ações. Inclusive, poderá usar setas para ligar uma perspectiva a uma iniciativa que tenha ligação.

são os benefícios do mapa estratégico BSC?
Além de definir caminhos, o mapa estimula a cultura do aprendizado, promovendo uma melhoria contínua. Também, traz assertividade na alocação dos investimentos, proporcionatividade boas de decisão e uma análise holística da empresa, além disso:

determina a responsabilidade de cada setor para alcançar as metas;
informações dos objetivos gerais e em comum de todos;
facilitar o papel de cada um dentro do negócio;
conecta ideias para chegar a um resultado;
mostra os gargalos e como resolve-los;
oportuniza uma melhor comunicação entre departamentos;
auxiliar na execução efetiva da estratégia;
alinha os objetivos do negócio;
estimula a participação de cada colaborador para que seja reconhecido.
Como aplicar o Balanced Scorecard em uma empresa?
Os autores Kaplan e Norton definem quatro processos de gerenciamento importantes para a implementação do Balanced Scorecard.

Traduzir a visão e estratégia
Esse passo tem a função de traduzir uma visão empresarial em uma estratégia propriamente dita. Por exemplo, traduza o posicionamento de marketing em estratégias para que o consumidor tenha a mesma percepção.

O processo deve ser realizado com todos os colaboradores da empresa, já que isso torna o processo mais claro e focado, sendo trabalhado constantemente pela comunicação interna. Portanto, comece declarando a visão e estabelecendo um consenso. Depois, transforme essa visão em estratégia.

Comunicar e vincular
O sucesso do BSC depende do engajamento da equipe em relação ao plano de ação. Por isso, comunicar é de extrema importância. Nesse caminho, provavelmente será necessário educar os colaboradores em relação à metodologia e ao plano de ação. Faça isso e vincule recompensas aos indicadores de desempenho.

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Financeira

A perspectiva financeira é voltada para o crescimento da empresa enquanto tamanho e lucratividade, mas também se preocupa com a identificação e prevenção de riscos. Os principais controles desenvolvidos na perspectiva financeira são fluxo de caixa, retorno sobre patrimônio e retorno sobre ativos.

2. Cliente

A perspectiva do cliente é focada no valor percebido por ele sobre os produtos fornecidos pela organização. Aqui são desenvolvidas ações que estão relacionadas à identificação das necessidades e expectativas dos clientes, tendo na área de marketing sua principal desenvolvedora. Os principais controles relacionados a essa perspectiva são a qualidade da comunicação com o cliente, a eficácia do atendimento ao cliente, e a avaliação da capacidade de prever necessidades do cliente.

3. Processos internos

Essa perspectiva está voltada para o desenvolvimento das atividades da cadeia de valor da empresa, sem distinção entre atividades primárias e de suporte dando, cada qual, sua contribuição para o atingimento dos objetivos da empresa. Os principais controles dessa perspectiva abrangem indicadores de produção, vendas, logística e gestão 
de pessoas.

4. Aprendizagem e crescimento

No mapa estratégico essa perspectiva é aquela que baseia todas as demais, pois é voltada para criação do ambiente de mudança, propício à inovação e ao crescimento. Quanto mais eficiente e rápido for o processo de aprendizagem, maior vantagem a empresa estabelece em relação aos seus concorrentes; porém, para que isso aconteça, a empresa deve se comportar de forma adequada a um ambiente de inovação: realizar investimentos em pesquisa em desenvolvimento, ser tolerante com relação aos erros, encarando-os como oportunidade para aprendizado, ser observadora para conseguir identificar oportunidade e transformá-las em negócio.

Balanced Scorecard (BSC): enxergando sua empresa por novas perspectivas

Publicado em 5 de dezembro de 2015
GILLES B. DE PAULA
Tempo médio de leitura

9 minutos
Apesar de ser uma metodologia famosa, bastante forte e difundida, o Balance Scorecard (BSC) é certamente aplicado em sua arquitetura, especialmente em empresas do Brasil.

Por isso, neste artigo, a ideia é mostrar o que precisa conhecer para realizar sua gestão estratégica pelo BSC e sua empresa, desde a construção até o ciclo de gestão, o acompanhamento do modelo durante a revisão.

A intenção de ser apenas precisa ser usada para falar em sua empresa.

Bom proveito, e depois de ler, por favor, não deixe de deixar um comentário contando o que achou e compartilhar o material com seus colegas.

O que você vai encontrar neste artigo:
O que é o Balanced Scorecard (BSC)
Perspectivas
Objetivos Estratégicos
Indicadores Chave de Desempenho
Metas
Mapas Estratégicos
Comuns ao adotar o Balanced Scorecard (BSC)
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O que é o Balanced Scorecard (BSC)
O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de gestão relativamente recente, criada em 1992 pelos professores Robert Kaplan e David Norton, da Harvard Business School, mas que em pouco tempo já adeptos no mundo todo e hoje ganhou é uma das principais “buzz words” ” da gestão empresarial.

A central do BSC é enxergar de forma equilibrada, todas as medidas como medidas de negócio de uma empresa, agrupadas em objetivos e que tiveram uma relação de causa e efeito entre elas.

Simples, não? E realmente esta é uma metodologia muito simples e fácil de colocar em prática para realizar o planejamento estratégico de sua empresa. Além disso, o BSC não é extremista ou restritivo e pode ser combinado com inúmeras metodologias e ferramentas, como a análise SWOT, os planos de ação do 5W2H e o próprio orçamento empresarial.

A grande sacada para aplicar o Balanced Scorecard (BSC) em sua empresa com sucesso é a mudança de “mindset”. A empresa precisa pensar na gestão como um todo de forma balanceada, sendo que cada perspectiva de negócio afeta diretamente as demais (lembra da parte de “causa e efeito” da definição que acabamos de ver?).

Além da definição básica do BSC, precisamos conhecer alguns de seus componentes:

Perspectivas
As perspectivas, como o próprio nome diz, são a forma de enxergar como diferentes áreas de negócio de sua empresa. Podemos dizer, a grosso modo, que são um agrupamento de conhecimentos e habilidades que precisam ser gerenciados.

As perspectivas são a primeira “quebra” das informações dentro do Balanced Scorecard (BSC). Elas definem quais são os principais assuntos que devem ser tratados quando analisar a estratégia de uma.

As quatro perspectivas originais do BSC são:

Financeira
Clientes
Processos internos
Aprendizado e Crescimento
Algumas variações usam essas perspectivas como inserir uma perspectiva nova ou usar uma nomenclatura mais relacionada com seu negócio. Por exemplo, é comum vermos empresas alterarem a perspectiva “Clientes” para “Mercado” ou “Aprendizado e Crescimento” para “Pessoas”.

Para o entendimento: o nome deve ser importante para todas as perspectivas que devem ser balanceadas. É importante perceber também que as perspectivas guardam entre si uma relação de causa e efeito, “debaixo para cima”, como na imagem abaixo:

Se pudéssemos, isto é, tudo em uma frase resumir: “Pessoas devem buscar o crescimento para que possam evoluir na execução de Processos Internos, aperfeiçoando o atendimento e a conquista de clientes, para garantir o retorno financeiro a companhia”

PS: recentemente lançamos o E-book Balanced Scorecard na prática onde você pode conhecer detalhadamente sobre cada uma das quatro perspectivas. Você pode baixar gratuitamente aqui, neste link!

Objetivos Estratégicos
Os Estratégicos definem o rumor que a empresa deve seguir com a resposta Objetivo para um período determinado. Por exemplo: como nossa situação financeira poderá no fim do ano? Ou como será nossa relação com o mercado?

Estes objetivos são planejados depois de um processo de análise de um cenário estratégico como, por exemplo, o SWOT.

Definir quais são seus Objetivos Estratégicos cada uma das perspectivas que sua empresa deve definir para nenhum tópico anterior. Mas atenção, é de extrema importância que os efeitos foram afetados entre uma relação forte de causa e si.

Não Acredite No Que Andam Dizendo Sobre Balanced Scorecard

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Os principais controles dessa perspectiva podem ser número de novos produtos comparado à concorrência, número de patentes e aumento perceptível da capacidade 
dos funcionários.

Como Dominar O Balanced Scorecard Em 6 Passos

Nesse conteúdo de hoje, você vai descobrir que quando o assunto é Balanced Scorecard, o seguidores no Instagram que está começando, se vê apavorado por [COMPLETE]

Essas quatro dimensões formam o mapa estratégico da organização que tem na base o aprendizado, sucedido pelos processos internos e cliente, tendo no topo a perspectiva financeira.

Não julgue para não ser julgado. Essa frase mexeu com você? Então, você precisa ler este artigo. Hoje, decidi falar sobre o problema de curtidas no instagram gratis. Se você se identifica com a situação, ou está passando por esse problema nesse momento… Veja essas Ganhar seguidores no Instagram reais.

O desenvolvimento do mapa estratégico ainda conta com as seguintes ações:

Balanced Scorecard – Tudo O Que Você Precisa Saber

  •  Baseado nas diretrizes organizacionais, para cada perspectiva devem ser colocados seus respectivos objetivos.
  • Para cada objetivo deve ser criado um indicador de desempenho, que será acompanhado periodicamente.
  • O acompanhamento periódico do indicador se dá em face da comparação dos resultados obtidos e a meta almejada, verificando a existência de gaps (diferenças) de desempenho.
  • O acompanhamento do indicador subsidiará a elaboração de ações preventivas e corretivas de acordo com a linha de tendência apresentada pelos resultados, fechando o ciclo do BSC.

Dicas De Balanced Scorecard Para Cair Seu Queixo Com Resultados

Por que tanta gente fala sobre Balanced Scorecard? Já parou pra pensar o que como baixar video do Instagram podem ter visto de vantajoso nesse assunto? Bom… [COMPLETE AQUI] e é por isso que para ferramenta de automação Instagram saber sobre Ganhar seguidores no Instagram reais de Balanced Scorecard pode impulsionar sua meta de [COMPLETE]

A imposição de indicadores para acompanhamento do desempenho deve ser pensada por meio do potencial de executabilidade desses indicadores, ou seja, como premissas esses “termômetros organizacionais” devem ser passíveis de mensuração (não se compõem indicadores com objetos que não possam ser medidos), ser legitimados na organização (as pessoas devem reconhecê-los e aceitá-los como os monitores de desempenho) e devem ser simples em sua elaboração para que o acompanhamento e entendimento sejam viabilizados por todos os funcionários e relacionados às atividades que se propõem a mensurar (elaborar indicadores que realmente reflitam os objetivos das atividades que medem).

Quanto Você Deveria Gastar Com Balanced Scorecard ?

Exemplos de indicadores

  • Índice de aproveitamento interno em promoções.
  • Índice de efetivação após período de experiência.
  • Número de patentes registradas.
  • Receita obtida com novos produtos.
  • Número de produtos refugados.
  • Nível de estoque.
  • Satisfação de clientes internos.
  • Lucratividade.
  • Número de reclamações.
  • Índice de fidelização dos clientes.
  • Expansão da carteira de clientes.

O Checklist Definitivo Do Balanced Scorecard

Perspectiva do aprendizado e crescimento
Essa perspectiva define o que a empresa precisa aprender (se aprimorar) para alcançar todos os objetivos anteriores.

De forma prática, isso quer dizer identificar quanto de experiência e de conhecimento são conhecidos para determinar as metas que foram determinadas.

Nessa trajetória, devem ser incluídas questões como melhoria do clima organizacional, capacitação e treinamento de colaboradores, ações que elevam o nível de satisfação dos profissionais e outras abordagens relacionadas.

Aproveite e leia: “Como manter a satisfação do cliente interno? 5 dicas para o sucesso”

Como aplicar o conceito Balanced Scorecard?
Mais o conceito Balanced Scorecard, o que é claro e quais suas perspectivas? Esperamos que sim, pois, com tudo isso em mente, fica mais fácil entender como aplicá-lo na sua empresa.

Para implementar o BSC como metodologia de gestão estratégica no seu negócio, nossas dicas são:

Defina quais objetivos devem ser definidos
Elabore o seu mapa estratégico
Escolha os indicadores que serão utilizados
Alinhar como ações estratégicas aos objetivos
Envolva todos os colaboradores e departamentos
Converse com os envolvidos
Faça testes e ajustes sempre que necessário
Defina quais objetivos devem ser definidos
A definição dos objetivos é o primeiro passo para aplicar o conceito BSC em um negócio. Afinal, sem a identificação dos propósitos do negócio fica impossível de seguir para os outros passos.

Base para essa definição deve ser as perspectivas do Balanced Scorecard, como quatro clientes ao seu modelo de negócio.

Elabore o seu mapa estratégico
O mapa estratégico Balanced Scorecard é uma metodologia que vai representar visualmente a sua empresa atingir o seu objetivo, pois eles foram determinados a todos os objetivos.

Esse recurso é utilizado para reunir também de forma resumida, como mais importantes que devem ser usados ​​para serem elaborados e utilizados em prática para os objetivos predeterminados.

Mais adiante explica, em detalhes, como montar um mapa estratégico para o método BSC.

Dica de leitura: “O que é mapa estratégico e como fazer o da sua empresa?”

Escolha os indicadores que serão utilizados
Quando explicar as perspectivas BSC, muitas vezes, citamos a importância de usar os indicadores, se lembra? O motivo é que eles são essenciais para a mensuração dos resultados das suas estratégias.

Os KPIs, como também podem coletar ser chamados, precisam ser medíveis, e de fácil. Além disso, é preciso escolher os adquiridos com uma perspectiva que pretender.

O artigo “Qual a importância dos KPIs nas e quais as principais?” traz várias informações que ajudarão bastante você escolha.

Alinhar como ações estratégicas aos objetivos
Um bom sistema de gestão só gera os resultados esperados quando as estratégias elaboradas estão orientadas aos objetivos da empresa.

Somente quando isso acontece é possível colher bons resultados, tais como os processos mais ágeis são apenas isso, aumenta a produtividade, não melhora o relacionamento com os clientes etc.

Envolva todos os colaboradores e departamentos
Além do ponto anterior, é essencial também todos os colaboradores e departamentos da empresa na implementação da metodologia Balanced Scorecard.

A razão disso é relativamente simples: é muito preciso em mente que a participação dos setores e a atuação dos funcionários devem ter como foco alcançar o mesmo resultado, ainda que tenham rotinas diferentes.

Converse com os envolvidos
Uma boa forma concentrada está conversando com os envolvidos.

Reuniões com as lideranças, ou mesmo com os pontos positivos e as ações que estão sendo aplicadas.

Isso ajuda a identificar o desempenho e também a maneira mais rápida de falhas e ter tempo hábil para corrigir.

Não deixe de ler este artigo: “O que é daily scrum: definição, principais benefícios e 5 dicas de como fazer reuniões ágeis com suas equipes”

Faça testes e ajustes sempre que necessário
Por fim, dentro do conceito Balanced Scorecard, o que é essa metodologia de gestão e sua aplicação, é bem importante testar as suas abordagens.

Trabalhe para ajudar a identificar pontos de melhoria, a ajustar as necessidades do mercado, às expectativas dos clientes e mais.

Somado a válido que SC não é um método de esquecimento, o que é isso B é um método de gestão estratégica e em constante evolução, exige das empresas aprendizado e crescimento contínuo.

Como montar um mapa estratégico do Balanced Scorecard?
E como prometido, vamos dar agora o passo a passo de como montar o mapa estratégico do Balanced Scorecard

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