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Aprenda mais Sobre Melhor Preço Pra Meu Produto

Aprenda mais Sobre Melhor Preço Pra Meu Produto

Como definir o melhor preço pra meu produto? Vamos te ensinar como você vai se diferenciar dos seus concorrentes e turbinar a visibilidade da sua marca.

Importância do preço

O único elemento do composto de marketing que produz receita é o preço. Todos os outros, produto, comunicação e distribuição produzem custos. De todos os elementos, o preço é o mais flexível, podendo ser alterado com mais facilidade e rapidez. É também no preço que encontramos muitos problemas, no que se refere à concorrência. Por meio do preço a empresa informa ao mercado o posicionamento de valor pretendido para seus produtos e marca. Também, quando um produto é bem desenvolvido, é possível cobrar um preço superior e obter altos lucros. Entretanto, ultimamente os consumidores têm feito muitas pesquisas de preços, diante da facilidade de comparação de preços online, e as empresas estão cada vez mais cuidadosas ao definirem os preços dos seus produtos. As decisões de precificação dos produtos representam uma tarefa complexa, apesar disso, muitas empresas não dão a importância necessária às estratégias de determinação de preços.

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Definições de preço

Para a empresa, preço é a quantidade de dinheiro que está disposta a aceitar em troca de um produto. Esta soma deve ser suficientemente alta para cobrir os custos e dar algum lucro, mas não tão alta para impedir a venda do produto. Já, para os consumidores, segundo Dias (2010), o preço é o montante de dinheiro pago em troca do uso de benefícios proporcionados por um produto. É algo que estão dispostos a pagar em troca de um produto. Os consumidores têm custos monetários (preço e demais custos financeiros) e não monetários (físicos, temporais, psicológicos) na aquisição de produtos. Desta forma constata-se que o preço faz parte dos custos monetários.

Denominações de preço

O preço assume diversas formas e desempenha muitas funções, podendo ser denominados como: honorário, juro, taxa de serviços, tarifa, mensalidade, aluguel, pedágio, prêmio, salário, comissão, anuidade, taxa de inscrição, matrícula, imposto, entre outras.

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Histórico de preço

De acordo com Kotler e Keller, (2012), ao longo de grande parte da história, os preços eram determinados por meio da negociação entre vendedores e compradores. A barganha, em algumas áreas, ainda é praticada atualmente. No fim do século XIX, com o desenvolvimento do varejo em grande escala, os preços passaram a ser determinados pelos vendedores.

O preço, tradicionalmente, funciona como o principal fator determinante na escolha do produto a ser comprado pelo consumidor. Atualmente os consumidores têm mais acesso às informações de preços e descontos, os internautas comparam preços instantaneamente e os consumidores têm mais cautela nas compras e forçam varejistas a reduzir preços. Como resultado, há um mercado caracterizado por muitas liquidações e promoções de vendas.

Objetivos do apreçamento

O preço exerce uma forte influência sobre os resultados de uma empresa, portanto é exigida uma atenção especial em sua gestão. As decisões sobre preços são as que mais sofrem interferência das demais áreas da empresa, e muitas vezes com o envolvimento do presidente.

De acordo com Kotler e Keller, (2012), os principais objetivos da precificação são: sobrevivência, maximização do lucro atual, maximização da participação de mercado, desnatamento do mercado e liderança na qualidade do produto.

Sobrevivência: Quando a concorrência é intensa ou há mudanças nos desejos dos consumidores pode haver um excesso de oferta ou capacidade (grande estoque de produtos). Neste caso a empresa busca pela sobrevivência e, por um tempo curto, ela reduz seus preços, cobrindo pelo menos, seus custos fixos e variáveis. No longo prazo a empresa terá de melhorar seus produtos e ser mais competitiva para evitar a falência.

Maximização do lucro atual: Algumas empresas tentam definir preços que maximizem o lucro atual por meio da estimativa de demanda e os custos associados a preços alternativos, escolhendo um preço que maximize o lucro corrente, o fluxo de caixa ou o retorno sobre o investimento. Esta estratégia pode sacrificar o desempenho de longo prazo da empresa, ignorando as reações dos concorrentes e outros efeitos do mix de marketing.

Maximização da participação de mercado: Algumas empresas acreditam que, reduzindo os seus preços, conseguem elevar seu nível de vendas e, com isso, reduzir seus custos unitários, elevando seus lucros a longo prazo e a sua participação de mercado. Esta estratégia é conhecida como penetração de mercado, que pressupõe um mercado altamente sensível ao preço.

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Desnatamento máximo do mercado: Empresas que desenvolvem produtos de alta tecnologia, quando lançam seus produtos no mercado, geralmente, cobram preços altos porque não tem concorrentes e porque seus custos de desenvolvimento, produção e marketing são altos e precisam de retorno. Mais tarde seus preços são reduzidos em função dos concorrentes que entram no mercado.

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Motivos Pelos Quais Você Não Deve Ignorar O Melhor Preço Pra Meu Produto

Coisas Que As Pessoas Odeiam No Melhor Preço Pra Meu Produto

Liderança na qualidade do produto: Há empresas que objetivam ser líderes em seus mercados, na qualidade do produto. São empresas que possuem marcas de luxo caracterizadas pelo alto nível de qualidade, bom gosto e status percebidos e por preço alto, como exemplos a Starbucks e BMW.

Tabus Da Indústria De Melhor Preço Pra Meu Produto

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