O projeto

Realização do projeto Variedades Literárias, contemplado pelo Concurso Cultura 2014, promovido pelo Ministério da Cultura. Durante uma semana, de 16 a 22 de junho, no Galpão Cine Horto, o público foi  convidado a participar de ateliês de dramaturgia, leituras comentadas, debates, feira de livros. Todas as atividades foram gratuitas. A V5 realizou a comunicação e produção do projeto. 

Realização: Ministério da Cultura
Produção: Variável 5
Apoio: Polvilho Edições e Galpão Cine Horto
Assessoria de comunicação: Variável 5
Ilustrações e design gráfico: Paulo Marcelo Oz
Web design: Nau Web
Cenografia: Amanda Gomes
Produção audiovisual: Hemisfério Criativo
Fotografia: Elisa Maria
Gestão Financeira: Priscila Ferraz


Programação

Escuta_Site
Inspirado no processo criativo da cineasta argentina Lucrecia Martel, o ESCUTA! é um ateliê voltado para dramaturgos e artistas em geral interessados em investigar a escrita para teatro a partir do registro de som e fala dos ambientes cotidianos. Desestabilizar a realidade a partir da escuta!
Coordenadores: Assis Benevenuto e Vinicius Souza 

Janela_Site
Janela de Dramaturgia é uma mostra de dramaturgia contemporânea em Belo Horizonte. O projeto, que começou em 2012, promove leituras mensais de textos inéditos de jovens autores da capital mineira. Essa edição reapresenta a leitura de alguns textos das duas primeiras edições do projeto.
Coordenadores: Vinicius Souza e Sara Pinheiro

Dramaturgos e textos a serem lidos: Marina Viana – Silvia e os Outsiders | Guilherme Lessa – Embriões de Aniquilamento do Sujeito | João Filho – A Carne Sua | Raysner de Paula – João e Maria | Rafael Fares – Miração | Vinícius Souza – O Leão no Aquário | Wester de Castro – Fôdo | Sara Pinheiro – Conto Anônimo.  

Mesas_Site

Belo Horizonte, hoje, vive um momento de reflexão e renovação da literatura, em diferentes campos: o que se publicar, de que forma publicar e como viabilizar as publicações? Isso significa que estão em discussão tanto os suportes do texto quanto as formas de se financiar publicações. Pensando nesse contexto, o projeto convida o público a participar de duas mesas de conversa:

MESA 1 – Um livro pra chamar de meu – um bate-papo sobre publicações independentes
Convidados:

Caio Otta (Polvilho Edições)
Cecilia Arbolave (Lote 42)
Luis Felipe Garrocho (Quadrinhos Rasos)
Rogério Barbosa Silva (Livraria e editora Scriptum)
Mediador: João Santos (Variável 5)

MESA 2 – Entre zines, livros e e-books – um bate-papo sobre suportes literários e o meio digital
Convidados:

Anne Morais (Literar)
João Perdigão (A Zica)
Sabrina Abreu (Jornalista e escritora)
Felipe Carnevalli De Brot (Piseagrama)
Vitor Roscoe Papini Lagoeiro (Piseagrama)
Mediador: João Santos (Variável 5)

Saiba mais sobre os palestrantes! 

Feira_Site

Arte impressa. Palavras, textos, imagens. Na feira de publicações o público poderá encontrar livros, zines e outros suportes literários, publicações de vários gêneros e estilos, à venda pelos próprios autores e editores. O objetivo é tornar acessível uma produção artística para além do mercado editorial convencional. Nessa primeira edição, teremos expositores locais e nacionais, além de grupos editoriais independentes, autores e lojas especializadas. Na ocasião acontecerá também o lançamento da revista subtexto n.10, publicação do CPMT – Centro De Pesquisa e Memória do Teatro do Galpão Cine Horto.

Participantes:

4e25
A Zica
Agustín Arosteguy
Anna Bolenna
Chão da Feira
CPMT
Elis Starling
Forca
Helena Soares
Impressoes de Minas
João Pedro e Vanessa Bubgniak 
Junia Carvalho
Júnia Pereira
Lote 42 (SP)
Lucas Carvalho
Meli Melo (SP)
Mila Barone + Oi Kabum
Mineiriana
Miolo
Passaporte
Pipoca Press (RJ)
Piseagrama
Polvilho Edições – mesa especial com publicações d’ A Bolha Editora, Cozinha, Publicações Iara, Mês e Livrinho de Papel Finíssimo Editora
quartoamado
Relicário
Scriptum
Vinicius Magalhães


Assessoria de Imprensa

“Um mercado editorial paralelo se avulta e cresce com o desejo de mais e mais autores mostrarem seu trabalho e também com o surgimento de editoras menores que deem suporte e estabeleçam relações mais diretas – entre autores, editoras e leitores – que aquelas propostas pelas grandes editoras. Assim, a feira “Variedades Literárias”, que está sendo realizada em Belo Horizonte, vem comprovar a forte tendência da chegada de produções independentes ao mercado literário nacional. Com curadoria de Caio Otta, da Polvilho Publicações (outra editora independente de Belo Horizonte) neste sábado e domingo, no Galpão Cine Horto – com entrada franca, o público encontra publicações de várias partes do Brasil e seus autores”. Jornal O Tempo, por Gustavo Rocha. 

Clipping completo


Veja como foi

Vídeo: Hemisfério Criativo