O projeto

Em 2016, o escritor Ananias Zeca de Freitas lançou o livro de contos Canção silenciosa, primeira obra literária publicada do autor, também jornalista e sociólogo.

O livro reúne vinte e cinco contos. Vinte e cinco histórias curtas. Vinte e cinco cenas permeadas pela tensão e pelo conflito. Personagens urbanos, ecos de uma nostalgia rural que ficou no passado. No presente, tédio, vazio, violência convivem com a dura batalha de personagens diversos pela sobrevivência. No futuro, a incerteza sombria surge como metáfora recorrente.

Sobre a trajetória do escritor
Ananias José de Freitas, o Zeca Freitas, nasceu em Itaguara/MG, em 1961. Teve forte atuação política na luta contra a ditadura e pela democracia no final dos anos 1970 e começo dos 1980, tendo presidido o DCE-UFMG. Com extensa e sólida formação acadêmica, tem graduação em Sociologia e Jornalismo, mestrado em Ciência Política e doutorado em Comunicação e Cultura – foi professor da PUC Minas por mais de duas décadas, além de ter assessorado entidades sindicais de trabalhadores.
Foi também assessor de Comunicação e assessor especial, entre 1994 e 2012, na Prefeitura de Belo Horizonte, onde é concursado e trabalha como analista de Políticas Públicas. Depois de diversas publicações na área acadêmica e profissional, aventura-se, agora publicamente, na literatura, uma de suas grandes paixões, talvez a mais antiga.

“Canção silenciosa” de Ananias Zeca de Freitas
Preço do livro: R$ 30,00
Edições Outubro, 103 páginas.
Outubro Edições


Veja como foi